Início » Dicas » Alerta: reutilização das senhas facilita crimes online

Alerta: reutilização das senhas facilita crimes online

Google Imagens

Crescente número de sites que exigem cadastramento estimulam a reutilização de caracteres e facilitam o trabalho dos cibercriminosos

Joseph Bonneus, pesquisador da Universidade de Cambridge, descobriu os perigos de usar as mesmas senhas em lugares diferentes.

De acordo com seu blog, mesmo que a pessoa tenha uma senha com longa sequência de letras, números e caracteres especiais, elas se tornam menos eficazes se usadas para acessar diversos ambientes.

O grande problema é que se um criminoso virtual consegue roubar a senha de um dos serviços que o internauta acessa, já se torna um bom ponto de partida para conseguir descobrir outras senhas do mesmo usuário.

Bonneua comparou informações roubadas em dois sites diferentes, rootkit.com e gawker.com.

Nas duas páginas, ele encontrou uma intersecção de 456 endereços de email legítimos e a taxa de repetição de senhas entre os endereços foi de pelo menos 31%.

A porcentagem aumentaria para 43% se fossem contabilizadas as senhas similares, que apenas se diferenciavam pelas letras maiúsculas e números adicionados a palavras.

No entanto, isso não é novidade.

Em 2006 a ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da União Internacional de Telecomunicações – organização que visa à padronização e regulamentação de ondas de rádio e telecomunicações internacionais – desenvolveu um relatório alertando os internautas para os riscos da reutilização de senhas.

Já naquela época, a organização explicou que o crescente número de sites e serviços que exigem cadastramento estimulam a reutilização de senhas facilitando o trabalho de hackers.

Fonte: OlharDigital

PUBLICIDADE

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Afraneo Galan

Afraneo Galan

Fundador da Lemonblue, atua com internet e marketing digital há mais de 15 anos. Formado em Comunicação Digital, já trabalhou com grandes clientes e portais de conteúdo como G1, Globo.com, Claro, MTV e Oi FM.
PUBLICIDADE

Últimas publicações...

Buscar notícia

PUBLICIDADE