Usar a mesma senha em diferentes sites e aplicativos não é recomendado, saiba mais!
Joseph Bonneus, pesquisador da Universidade de Cambridge, descobriu os perigos de usar as mesmas senhas em lugares diferentes.
De acordo com seu blog, mesmo que a pessoa tenha uma senha com longa sequência de letras, números e caracteres especiais, elas se tornam menos eficazes se usadas para acessar diversos ambientes.
O grande problema é que se um criminoso virtual consegue roubar a senha de um dos serviços que o internauta acessa, já se torna um bom ponto de partida para conseguir descobrir outras senhas do mesmo usuário.
Bonneua comparou informações roubadas em dois sites diferentes, rootkit.com e gawker.com.
Nas duas páginas, ele encontrou uma intersecção de 456 endereços de email legítimos e a taxa de repetição de senhas entre os endereços foi de pelo menos 31%.
A porcentagem aumentaria para 43% se fossem contabilizadas as senhas similares, que apenas se diferenciavam pelas letras maiúsculas e números adicionados a palavras.
No entanto, isso não é novidade.
A ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da União Internacional de Telecomunicações – organização que visa à padronização e regulamentação de ondas de rádio e telecomunicações internacionais – desenvolveu um relatório alertando os internautas para os riscos da reutilização de senhas.
A organização explicou que o crescente número de sites e serviços que exigem cadastramento estimulam a reutilização de senhas facilitando o trabalho de hackers.
Como resolver isso?
Hoje em dia a maioria dos navegadores tem a opção para gerar senhas aleatórias.
Também existem sites geradores de senha, vamos indicar dois:
https://www.lastpass.com/pt/features/password-generator
https://www.geradordesenha.com.br/
#FicaAdica 😉
(com informações do OlharDigital)