Nesta quinta-feira (14) a rede social Bluesky passou por apagões. Coincidentemente, o dia marcou o maior volume de tráfego da história do microblogging. Contudo, Daniel Holms, um dos desenvolvedores da rede social clone do X (antigo Twitter), afirma que as quedas não tiveram relação com o boom de usuários dos últimos dias.

Holms publicou na plataforma que existiam três possíveis causas para a série de apagões:

  • Problema em algum cabo de fibra óptica da provedora da rede social
  • Problema de rede com a empresa que fornece o datacenter
  • Falhas de DNS com a Cloudflare

these internet issues today man 🙃didn't expect the problems on our highest traffic day ever to have nothing to do with our code but rather:- cut fiber cable by one of our ISP – networking issues from our bare metal provider- cloudflare DNS issues

daniel 🫠 (@dholms.xyz) 2024-11-14T23:18:04.428Z

Respondendo à própria publicação, ele aponta ainda a possibilidade de que o alto volume de tráfego pode ter ativado algum limite do serviço fornecido pela Cloudflare.

No momento desta publicação a rede social já opera normalmente.

Sobre a Bluesky

A Bluesky é uma rede social de microblogging descentralizada, criada pelo ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey.

A Bluesky está disponível no navegador e em aplicativos para iOS e Android. 

A Bluesky ganhou popularidade após a suspensão do X (antigo twitter) no Brasil, em agosto de 2024, devido a uma disputa judicial entre Elon Musk, atual dono da plataforma, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

Via Tecnoblog