Em Madri, até as calçadas têm internet

Sistema de blocos cimentados no chão oferecem wireless aos pedestres e automóveis ao seu redor

Essa é uma tecnologia mesmo surpreendente, que está em testes em Madri, na Espanha. Trata-se de um sistema de blocos que, mesmo cimentados no chão, oferecem conexão de internet sem fio aos pedestres e automóveis ao seu redor.

Imagem Divulgação

Ou seja, no centro de Madri você já pode se conectar enquanto caminha; tudo gratuitamente. O sistema é inédito e quer transformar a cidade espanhola na primeira capital europeia com calçadas e ruas que funcionam também como plataformas de comunicação e serviços.

Dotados de conexão Wi-Fi e Bluetooth, os blocos medem 40 centímetros quadrados, pesam cerca de 24 quilos e são feitos de carbonato de cálcio. Segundo os criadores do projeto, o material é resistente o suficiente para ser usado em ambientes de tráfego intenso sem interferir na qualidade do sinal.

Além da conexão à internet, a “calçada inteligente” possui aplicativos embarcados que prometem melhorar a experiências dos cidadãos e turistas que transitarem pelos locais com a nova tecnologia. Através do Bluetooth, o viajante recebe informações atualizadas sobre eventos, shows, museus e até alertas para descontos em lojas da região.

Ainda em fase de testes, na noite de inauguração, em 31 de dezembro de 2011, mais de 20 mil pessoas usaram e aprovaram a calçada inteligente e aproveitaram para compartilhar o momento com amigos e familiares nos quatro cantos do mundo.

Se você quiser conhecer todos os detalhes sobre a novidade, acesse o site . Será que algum dia teremos o prazer de caminhar por calçadas conectadas também aqui no Brasil?.

Via: Olhar Digital 

Deixe sua dúvida ou comentário

Isso pode te interessar