Batizado de Smart Reply, o novo recurso do Google lançado pela companhia chega para facilitar a vida dos usuários ao trazer respostas rápidas para as conversas dos e-mails.

Se você ainda tinha dúvidas de que o Google lia seus e-mails, agora eis a prova definitiva de que a empresa não só sabe o que está sendo dito como ainda vai responder essas mensagens para você.

Mas calma, seus contatos não vão receber textos enviados por robôs e tampouco os funcionários do Google vão fazer hora extra para confirmar que você recebeu o recado daquela reunião de amanhã. O que a companhia está testando atualmente no Inbox é uma forma simples de agilizar esse processo. Para isso, ela lê o conteúdo da mensagem e oferece botões com possíveis respostas para aquela questão. Em outras palavras, funciona quase como as sugestões que o teclado de seu smartphone já oferece, mas de maneira muito mais invasiva.

O próprio Google demonstrou a funcionalidade do Smart Reply em seu blog oficial. Caso você receba um e-mail perguntando sobre algum arquivo específico, o sistema oferece pequenos atalhos para que você responda que sim, que não ou que vai dar uma procurada melhor. Segundo o engenheiro de software da empresa, Bálint Miklós, essa é uma novidade feita para ajudar as pessoas a economizarem alguns minutos preciosos na hora de digitar mensagens simples.

E até mesmo no caso de conversas maiores, o recurso pode ser usado como “porta de entrada”, ou seja, trazendo uma resposta rápida, mas que pode ser complementada como você achar melhor.

Para isso, explica Miklós, o Smart Reply usa a estrutura do Inbox para identificar os e-mails que precisam de respostas e, a partir disso, cria sugestões de mensagem com uma linguagem informal e que podem ser enviadas com um único clique. A ideia é que, como toda tecnologia do Google, essa novidade seja aprimorada com o tempo e passe a oferecer textos cada vez mais próximos do tipo de linguagem que você utiliza em suas conversas a partir das suas escolhas.

Ficou curioso? Então talvez seja preciso esperar um pouco mais para conferir como isso vai funcionar na prática. A função deve começar a aparecer ainda nesta semana na versão em inglês do Inbox e não há qualquer previsão de quando isso vai ser liberado para outros idiomas.

Via Canaltech