Loja oferecerá aplicativos baseados em HTML5, JavaScript e CSS e terá novo método de identificação de apps
A Mozilla, responsável pelo navegador Firefox, anunciou nesta quarta-feira (22/02) que abrirá sua própria loja de aplicativos.
A Mozilla Marketplace será apresentada a partir do dia 27 de fevereiro na Mobile World Congress, feira que reunirá novidades do mundo móvel em Barcelona, Espanha.
A Mozilla Marketplace será a primeira loja independente de dispositivos e sistemas a oferecer aplicativos baseados nas tecnologias HTML5, JavaScript e CSS.
Em outra tentativa de deixar a web nas mãos dos usuários, os apps poderão ser comprados e rodados em qualquer dispositivo que seja compatível com HTML5.
A Mozilla também abrirá as inscrições para desenvolvedores. Assim, “se você é um desenvolvedor de apps e está interessado em distribuir e monetizar seu aplicativo através de diversos dispositivos e plataformas”, deve pensar em enviar sua ideia para o Marketplace.
Em breve, a Mozilla disponibilizará os APIs, que foram enviados para padronização na W3C.
A nova loja também terá um sistema diferente de identificação de apps. Agora, os aplicativos serão relacionados à identidade do usuário, e não mais ao aparelho onde eles estão instalados.
Em entrevista para o site BusinessWire, Todd Simpson, diretor de inovação da Mozilla, afirmou: “a web é a maior plataforma do mundo.
Estamos permitindo que a web seja o mercado, dando aos desenvolvedores a oportunidade de participar do maior campo de jogo imaginável”.
A Mozilla Marketplace estará disponível para o público até o final do ano.
Via Olhar digital