O que faz uma empresa crescer 25% no ano e outra crescer 600% no ano dentro do e-commerce?
Talvez você esteja respondendo a pergunta acima da seguinte forma: o poder do mercado de atuação, o porte financeiro de cada uma das empresas, a falta de concorrência facilitando a conquista dos e-consumidores. Mas vamos supor que estamos falando do mesmo mercado, das mesmas oportunidades. É possível isso? Sim é totalmente possível.
E como isso pode acontecer?
A empresa de 600% ao ano investe no seu bem mais precioso: A percepção de valor da sua marca perante o seu consumidor.
Durante muito tempo, nós especialistas em e-commerce sofremos para mostrar aos varejistas a importância da segmentação de mídia – encontrar o cliente no momento exato de sua intenção de compra, mas o que notamos hoje em dia é que isso tem se tornado a “lei” e não uma estratégia agregadora no planejamento do e-commerce.
Investimos muito em marketing de performance, em conversão, mas deixamos de lado a geração de branding para nossos compradores, conquistamos consumidores nômades apenas.
É normal hoje em dia você conversar com alguém que comprou um determinado produto no e-commerce e ouvir: “-Comprei na Internet”, como se todo o e-commerce fosse uma grande loja apenas. Agora quando a loja tem esse trabalho de ser mais do que um varejista a percepção muda e o consumidor fala com orgulho: “-Comprei na loja X”.
Para que você tenha a ideia da magnitude que é a geração de valor para o cliente, vamos buscar o exemplo da Amazon: Atualmente 7% da população americana possui uma conta Amazon Prime, onde através de um valor pago por ano (em torno de U$ 75) você possui uma série de vantagens como frete grátis em todos os produtos comprados, prazo de entrega diferenciado e outros serviços espetaculares; Estamos falando de quase 30 milhões de e-consumidores, isso significa praticamente 70% de todo o número de consumidores que temos no Brasil, onde geram em média 2 bilhões de faturamento para a Amazon anualmente.
Investir em branding não é apenas uma questão de distribuição de banners em sites de seu segmento, é preciso criar estratégias de fidelização de seu consumidor para que ele realmente se torne seu cliente incondicionalmente. Crie programas especiais como o Amazon Prime ou simplesmente programa de pontuações, divulgue novidades para clientes prime, agregue benefícios e serviços aos seus produtos, depois de um tempo você verá que a guerra de preços não será mais a sua dor de cabeça interminável.
Quem não investe valor para sua marca dentro do e-commerce sempre estará na corda bamba.
Via E-commerce News