Início » Curiosidades » 5 momentos do salto de Felix Baumgartner

5 momentos do salto de Felix Baumgartner

Imagem Divulgação

A subida
O austríaco Felix Baumgartner saltou ontem (14) da estratosfera, a mais de 39 mil metros de altura, em direção a Terra. O objetivo do atleta era ser o primeiro paraquedista a quebrar a barreira do som.

Baumgartner conseguiu mais do que isso. Ele fez o mais alto salto de paraquedas e subiu ao ponto mais distante da Terra já alcançado por um homem em um balão.

Além disso, a transmissão ao vivo do seu salto pelo YouTube virou o livestream com o maior número de visualizações simultâneas da história do site: 8 milhões de visualizações.

Toda a aventura do atleta começou com a subida de Baumgartner até a estratosfera. O atleta subiu até o ponto mais longínquo da Terra com a ajuda de um balão.

Imagem divulgação

O salto
Baumgartner, de 43 anos, se preparou para a aventura durante cinco anos. O salto aconteceu acima do deserto de Roswell, nos Estados Unidos.

Na altura em que aconteceu, quase não há oxigênio e a pressão é menor que 1% da Terra. A temperatura durante uma descida como a Baumgartner pode alcançar até 70 graus negativos.

Por causa dessas condições, o austríaco estava com um traje pressurizado e capacete desenvolvido para queda. A roupa o protegeu da baixa pressão e das baixas temperaturas.

Apesar da proteção, o atleta precisou se concentrar para controlar ao máximo os movimentos que seu corpo fazia durante a queda para evitar cair em parafuso, o que poderia ter causado desastres. As veias cerebrais poderiam estourar, os olhos sofreriam hemorragia e o pescoço quebraria durante a queda.

Imagem Divulgação

A quebra de barreira do som
Segundo cálculos que ainda serão ratificados, Baumgartner é o primeiro homem a superar a velocidade do som sem ajuda mecânica. Eles preveem que o atleta conseguiu obter a façanha nos 40 primeiros segundo de queda livre, quando atingiu 1.173 km/h.

Em condições normais, a velocidade do som é de 1.234 km/h na atmosfera terrestre, enquanto na estratosfera ela chega a 1.110 km/h. Isso acontece por causa da temperatura baixa e pela menor resistência do ar, segundo a missão que coordenou o salto.

Imagem Divulgação

O paraquedas
A queda livre durou quatro minutos e 19 segundos. Mesmo assim, Baumgartner não bateu o recorde mundial nesta modalidade, que era de quatro minutos e 36 segundos.

Apesar dos momentos críticos durante o salto, o austríaco não quis abrir um paraquedas especial para estabilizar a queda livre. Ele acionou o paraquedas somente quando precisava ser conduzido até o chão.

Imagem Divulgação

A aterrissagem
Após alcançar o solo da Terra, Baumgartner comemorou o feito. Ele admitiu que nos primeiros instantes da queda livre da estratosfera pensou que perderia a consciência por causa da violência da queda e da velocidade de descida.

A velocidade da queda de Baumgartner ainda será verificada pelos instrumentos que ele carregou em seu traje. Depois de analisar os dados, especialistas ratificarão a informação de que ele quebrou a barreira do som.

Veja o vídeo do salto de Felix Baumgartner

*Com informações de AFP e EFE

Via: Info 

PUBLICIDADE

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Afraneo Galan

Afraneo Galan

Fundador da Lemonblue, atua com internet e marketing digital há mais de 15 anos. Formado em Comunicação Digital, já trabalhou com grandes clientes e portais de conteúdo como G1, Globo.com, Claro, MTV e Oi FM.
PUBLICIDADE

Buscar notícia

PUBLICIDADE