Início » Notícias » Android lidera mercado mundial de smartphones no primeiro trimestre

Android lidera mercado mundial de smartphones no primeiro trimestre

Google Imagens

A plataforma do Google concentrou 35% dos equipamentos vendidos no primeiro trimestre do ano, contra 19% do iOS, da Apple

Nos três primeiros meses de 2011, dos 101 milhões de smartphones vendidos em todo o mundo, 35% – o equivalente a 35,7 milhões de equipamentos – usavam Android, segundo um relatório divulgado pela Canalys. Com isso, pelo segundo trimestre consecutivo, o sistema operacional do Google foi a plataforma mais vendida nesse segmento, à frente do iOS, da Apple, com 19% de participação.

Ainda segundo o relatório, como plataforma, o Android manteve sua liderança por conta dos bons resultados obtidos pelas principais fabricantes de equipamentos que usam o sistema: HTC, LG, Motorola, Samsung e Sony Ericsson. Em média, o estudo calcula que cada marca comercializou cerca de 3 milhões de unidades – com destaque para a Samsung, que atingiu 3,5 milhões de smartphones no período, ultrapassando os equipamentos com Windows Phone em mais de 1 milhão de itens.

Quando consideradas apenas as fabricantes de smartphones, a Nokia, dona do sistema operacional Symbian, foi a marca mais vendida no primeiro trimestre, com 24,2 milhões de unidades comercializadas, o que representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

“A Nokia está sob uma considerável pressão no mercado de smartphones, por conta das mudanças de estratégia plataforma e pessoas”, avalia o analista chefe da Canalys, Pete Cunningham, no relatório com os resultados. Ele lembra, no entanto, que a marca não pode ser subestimada, uma vez que ela permanece como líder em 28 países, incluindo a China, que representa mais de 8% das vendas mundiais de smartphones.

Depois da Nokia, o relatório da Canalys cita que o ranking mundial de fabricantes de smartphones é ocupado, em ordem crescente, por Apple, RIM, Samsung, HTC, LG e Motorola.

O estudo aponta também que a América Latina representa a região com menor participação (6%) nas vendas totais de smartphones no primeiro trimestre. Os países que compõem a Ásia Pacífico concentram a maior número de unidades vendidas (37%), seguidos pela EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e América do Norte com, respectivamente, 32% e 24% do setor.

Via Olhar Digital

PUBLICIDADE

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Afraneo Galan

Afraneo Galan

Fundador da Lemonblue, atua com internet e marketing digital há mais de 15 anos. Formado em Comunicação Digital, já trabalhou com grandes clientes e portais de conteúdo como G1, Globo.com, Claro, MTV e Oi FM.
PUBLICIDADE

Buscar notícia

PUBLICIDADE