Aplicativo falso de namoro online rouba quase US$4 milhões de vítimas

Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

O malware identificado no ataque foi o Android.Enesoluty, projetado para roubar informações do usuário e enviá-las a um servidor remoto.
Um aplicativo de namoro online falso, conhecido pelo nome de Sakura, roubou 3,9 milhões de dólares de vítimas, afetadas entre os meses de setembro de 2012 e abril de 2013. O grupo de nove cibercriminosos por trás do ataque foi preso pela polícia da cidade de Chiba, no Japão.

De acordo com as informações do blog da Symantec, em um período de oito meses, cerca de 150 domínios foram registrados para hospedar as aplicações maliciosas da quadrilha, que foram capazes de coletar 37 milhões de e-mails de usuários a partir de 810 mil dispositivos Android.

O malware identificado no ataque foi o Android.Enesoluty, que foi classificado pela Symantec com nível de infecção “baixo”. Mesmo não parecendo tão perigoso, o Cavalo de Troia foi projetado para roubar informações do usuário e enviá-las a um servidor remoto.

Segurança móvel

De acordo com o relatório “Internet Security Threat Report”, da Symantec, o aumento de malwares móveis nos últimos 12 meses foi de 58%.

Para evitar cair em armadilhas móveis como esta, que resultam no furto de informações pessoais e sigilosas, vale seguir os seguintes cuidados:

  • Desconfie de SMS ou e-mails estranhos que peçam informações sigilosas ou pessoais;
  • Cuidado ao baixar aplicativos móveis. Verifique a procedência dos apps e apenas realize downloads a partir de locais credenciados, como App Store e Google Play;
  • Realize transações financeiras ou compras pelo celular em conexões Wi-Fi domésticas e com proteção. Busque comprar apenas em sites oficiais e confiáveis;
  • Sempre defina um código de acesso (senha) para bloquear e desbloquear o smartphone ou tablet;
  • Mantenha os equipamentos conectados à Web protegidos com softwares de segurança originais e atualizados.

Via: IDGNOW