Apps do Android rodarão nos aparelhos BlackBerry, afirma agência

BlackBerry

Parceria acabaria com a principal reclamação dos usuários do BlackBerry: a falta de aplicativos interessantes para os smartphones

Na tentativa de retomar o crescimento de vendas dos aparelhos BlackBerry, A RIM estuda uma aproximação com o Google e seu sistema operacional Android, informa a Bloomberg. De acordo com a agência de notícias, três fontes próximas ao assunto afirmaram que os modelos a serem lançados em 2012 serão compatíveis com os aplicativos do Android, apesar de ainda trazerem o sistema operacional BlackBerry instalado. A tecnologia QNX, que virá na nova linha de aparelhos, permitirá essa integração.

Hoje, os usuários de Android têm cerca de 250 mil aplicativos à disposição, enquanto a RIM App World (loja da BlackBerry) oferece apenas 40 mil. Caso a parceria se concretize, o Android será, de longe, a plataforma móvel mais utilizada no mundo.

“O fato dos aparelhos da RIM serem compatíveis com a plataforma Android será um grande diferencial para a empresa”, afirma Steven Li, analista canadense, em entrevista para a Bloomberg. “Se você pegar os milhares de apps do Android e somar com o top 50 da App World, muitas das reclamações que as pessoas têm sobre a RIM acabarão”, completa.

A participação de mercado da RIM vem caindo ano após ano. De acordo com o Gartner, no segundo trimestre de 2011, a empresa detinha 12% do mercado mundial. No mesmo período do ano passado, ela abocanhava 19% das vendas em todo o mundo. Enquanto isso, o iOS subiu de 14 para 18% e o Android conquistou 43% do mercado.

Fonte: OD