Os bancos públicos e privados escondem de seus clientes a existência de pacotes gratuitos de tarifas, uma exigência legal desde 2008. A informação é do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que realizou uma avaliação com os seis maiores bancos que atuam no país.
Segundo o Instituto, técnicos do Idec visitaram as instituições financeiras se apresentando como clientes comuns. Nos diálogos com gerentes e atendentes, os técnicos pediram para modificar a classificação de suas contas para o pacote básico gratuito.
Esse pacote é uma exigência do Banco Central e determina que os bancos ofereçam uma opção com direito a, no mínimo, quatro saques (no caixa do banco ou nos caixas eletrônicos), duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos do mês anterior, um extrato anual e dez folhas de cheque por mês. Foram visitados os bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Banco do Brasil e Santander.
De acordo com o instituto, os atendentes bancários ora desconheciam a existência do pacote de “serviços essenciais gratuitos” ora simplesmente se negavam a fazer a migração da conta.
Os pesquisadores pediram que suas contas correntes fossem alteradas para contas de serviços essenciais. Alguns funcionários, segundo o instituto, não tinham conhecimento desse direito e outros se negaram a fazer a conversão.
De acordo com a análise do Idec, apenas os atendentes dos bancos Caixa Econômica e Itaú efetuaram as mudanças solicitadas pelos técnicos sem criar dificuldades.
Os bancos Bradesco e Santander, diz o Idec, efetuaram a mudança, porém o técnico do Idec teve que insistir no pedido e resistir às tentativas de persuasão dos gerentes. Nos demais bancos, o técnico do instituto não conseguiu fazer cumprir seu direito.
No Banco do Brasil o atendente alegou uma dificuldade técnica em seu sistema e não efetuou a migração da conta. Já no HSBC, o atendente desconhecia a existência da conta de serviços essenciais.
Via: INFO