O ChatGPT, chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, está ganhando popularidade no Brasil.
Apenas neste ano, a América Latina contribuiu com um total de 303 milhões de visitas à plataforma (10%), sendo que estima-se que 2,2% dessas visitas tiveram origem no nosso país.
Até março deste ano, o ChatGPT chegou a receber 1,6 bilhão de visitas por mês. Essa popularidade reflete a crescente adoção da inteligência artificial no país, com a Accenture prevendo que até 40% de todas as horas de trabalho serão apoiadas ou aumentadas pela IA baseada em linguagem.
Enquanto isso, a plataforma concorrente do ChatGPT, o Google Bard, enfrenta restrições no país. Atualmente, o acesso à plataforma só é possível por meio de VPN, o que inviabiliza a possibilidade de comparar o tráfego entre os serviços.
Essa situação pode estar impulsionando ainda mais o uso do ChatGPT no Brasil, já que a plataforma da OpenAI não apresenta essas restrições.
A McKinsey & Company confirmou que os líderes empresariais acreditam que a maior oportunidade de crescimento é na adoção da inteligência artificial e da internet das coisas ao longo dos próximos cinco anos.
Segundo a consultoria, essas ferramentas já estão oferecendo benefícios às plataformas financeiras digitais no país, como na construção de novos negócios.
As projeções sugerem que a adoção da inteligência artificial crescerá tanto na esfera privada quanto na pública, refletida de múltiplas maneiras no cotidiano dos consumidores.
O ChatGPT está impulsionando grande parte dessa motivação da IA no Brasil, assim como em outros mercados do mundo. Regiões como a América do Norte e Ásia também são relevantes nesse cenário.
A Accenture afirma que a IA generativa impulsionará a criatividade e a inovação e abrirá uma nova era de inteligência empresarial.
Com o ChatGPT ganhando popularidade no Brasil, é possível que as empresas do país comecem a explorar ainda mais as capacidades da inteligência artificial.
Via Googlediscovery