Invenção foi feita após análise de insetos que usavam finos e pequenos pêlos para se grudarem em paredes.

Cientistas do Instituto Zoológico da Universidade de Kiel, na Alemanha, inventaram uma fita adesiva extra forte e com diversas utilidades, apenas observando e estudando a natureza e seus componentes.

Ao investigarem o modo como alguns insetos andavam facilmente pelas paredes, os pesquisadores perceberam que eles usam pequenos e finos pêlos em suas patas para se fixarem em ambientes verticais. Assim, os cientistas usaram o mesmo princípio para produzirem a fita adesiva, que pode ser arrancada da superfície milhares de vezes, sem perder sua adesão.

O resultado foi uma fita de silicone que possui tais pêlos, tão forte que pode ser usada para se pendurar no teto e em paredes. Stanislav Gorb, líder da equipe, explica: “A principal questão para uma boa adesão é um íntimo contato com a superfície. Com múltiplos pontos de contato, ou seja, os pêlos, podemos criar contato adequado com qualquer superfície”, de acordo com o site Daily Mail.

A fita é duas vezes mais difícil de se tirar do que outra fita do mesmo material e pode até ser utilizada na água. Quando ela é arrancada, nenhuma marca ou resíduo fica nas superfícies.

Porém, os cientistas já focam na pesquisa da natureza para novas ideias e inspirações, incluindo a cobertura das asas de besouros, a pele das cobras e plantas anti-adesivas. Gorb diz que da natureza, pode-se tirar ideias não convencionais. “Nem todas são factíveis e nem todas são baratas, mas elas são muitas”, diz.

Via OlharDigital