Neste artigo explicamos passo-a-passo como criar um plano de negócios para e-commerce

A criação de um plano de negócios para e-commerce é o primeiro e talvez o mais importante passo para a criação de um projeto de e-commerce de sucesso.

O planejamento das etapas de implantação e análise das diversas variáveis que envolvem a criação de uma operação de e-commerce ajuda o empresário a ordenar a sequência de ações e dá uma visão perfeita do cenário em que se desenvolverão as atividades da empresa.

Ao criar um plano de negócios para e-commerce o empreendedor digital estará eliminando o fator incerteza do negócio e de certa forma reduzindo de forma significativa os riscos do empreendimento já que um plano de negócios bem elaborado tem a capacidade de antecipar situações potencialmente perigosas para o projeto de e-commerce.

É por isso que colocamos o planejamento como etapa fundamental para qualquer iniciativa no comércio online.

Plano de negócios para e-commerce e sua estrutura

Em um plano de negócios para e-commerce o empreendedor estará colocando de forma escrita todas as etapas e variáveis que envolvem a criação de uma loja virtual ou outro modelo de negócio para venda de produtos ou serviços pela Internet.

Passo a Passo Plano Negócios:

  1. Diretrizes sobre a proposta e objetivos do negócio;
  2. Definição sobre o mix de produtos, suas origens e logística de recepção;
  3. Análise e definição do mercado em que o e-commerce irá atuar;
  4. Plano de marketing para o empreendimento, tanto digital quanto convencional;
  5. Análise financeira do projeto e suas projeções de desempenho futuro;
  6. Determinação de um cronograma de atividades e metas a serem alcançadas.

O plano de negócios para e-commerce irá funcionar como roteiro para a elaboração do projeto de e-commerce. É claro que partindo de modelos sempre haverá alguma alteração a ser feita na versão original, mas é justamente ai que reside a arte do negócio.

Uma série não organizada de anotações, endereços na Internet e fragmentos de artigos não pode de maniera alguma ser chamado de “plano de negócios para e-commerce”. São apenas rascunhos.

Um dos maiores erros em um plano de negócios para e-commerce é justamente deixá-lo como um esboço do que você realmente deveria fazer.

Itens a serem avaliados em um plano de negócio para e-commerce

Ao elaborar o seu plano de negócios para um projeto de comércio eletrônico o empreendedor deve ficar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença em termos de estratégia de planejamento para um negócio online.

  • Um plano de negócios para e-commerce é uma peça única, portanto, não copie simplesmente um trabalho já executado porque ele não satisfará as exigências do seu projeto já que as circunstâncias são diferentes;
  • Um projeto de e-commerce precisa ser realista, portanto pesquise preços reais na área de desenvolvimento e prestação de serviços para o comércio eletrônico e fuja de soluções improvisadas como o sobrinho ou vizinho que “mexe com Internet”;
  • O planejamento de um comércio eletrônico vai desde um simples sinal de Internet estável até os meandros da parte que envolve a logística de entrega e também reversa. Não deixe nada de fora para não ter surpresas depois;
  • Um plano de negócios para empresas da área de tecnologia não pode nunca deixar de lado a questão da atualização profissional das pessoas envolvidas;
  • Os planos de uma loja virtual devem incluir também etapas que no início parecem estar muito longe como, por exemplo, expansão e até mesmo a abertura de uma franquia virtual na área do comércio online.
  • Com um plano de negócios para e-commerce bem elaborado, as chances do seu projeto de comércio eletrônico se transformar em um sucesso empresarial certamente será muito maior.

Criando um plano de negócios usando sites na internet

Em nossa pequisa encontramos duas opções que valem a pena. A primeira é o site Meu Plano de Negócios e a outro é o programa Plano de Negócios do Sebrae. São ferramentas muito práticas e ajudam muito a organizar as ideias.

MEU PLANO DE NEGÓCIOS:

  1. Acesse o site https://meuplanodenegocios.com.br/
  2. No topo, do lado direito, clique no botão verde “Cadastre-se”
  3. Preencha o formulário com os seus dados ou entre com sua conta google (se você não tem um gmail, clique aqui e criar uma conta)
  4. Uma vez que você tenha feito Login (após se cadastrar), clique no botão “Começar Agora”
  5. Basta ir seguindo os passos e ir preenchendo de acordo com suas informações

Programa do Sebrae:

  1. Baixe o programa para o seu computador (clique aqui para baixar, o programa Plano de Negócio 3.01 está em arquivo RAR e tem 22,806MB)
  2. É necessário se cadastrar no Sebrae para fazer o download
  3. Se você já tem cadastro, clique em Login, caso contrário, clique em “Cadastre-se” localizado no tipo do site do lado direito, em azul.
  4. Após fazer o login, clique novaente no link paa baixar caso o programa não comece a baixar automaticamente
  5. Instale no seu computador dando dois cliques no ícone do programa e clicando em “Avançar” em todas as telas
  6. Abra o programa e faça o seu cadastro, clique em “Desejo criar o meu cadastro”, role até o final do texto que abrir e seleciona a opção “Tenho ciencia e concordo com os termos acima” e clique em “Salvar”
  7. Preencha o formulário com suas informações pessoais
  8. Após fazer o login, clique na opção “Plano(s) de Negócio” e depois no botão “Criar Plano”
  9. Agora basta entrar com as informações do negócio que deseja monta

As duas opções tem informações e vídeos que ajudam na hora de preencher e montar o seu plano de negócios.

#ficaAdica 😉