Início » E-commerce » Compra pela internet é mais consciente, revela estudo

Compra pela internet é mais consciente, revela estudo

Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Presença do vendedor inibe consumidores e os estimula a comprar por impulso

Pesquisa realizada pelo comparador de preços Kuantokusta, em parceria com a Netquest, revela que as compras via internet são mais conscientes que as feitas em lojas fisicas. Esta é a opinião de 61% dos entrevistados.

A justificativa é simples: a presença do vendedor, que faz uso intensivo de argumentos para tentar convencer os clientes, inibe o raciocínio e estimula a comprar por impulso. Segundo o levantamento, 57% dos respondentes disseram se sentir pressionados em lojas físicas.

O estudo contou com a participação de 1081 pessoas e foi realizado com o objetivo de traçar o perfil de compra dos e-consumidores. Ao serem perguntados sobre quando foi a última vez em que se arrependeram de uma compra, 43% responderam que ela foi realizada em uma loja física, 28% em uma loja online e 29% não se lembram.

“O resultado ressalta, mais uma vez, que o consumidor gosta de tempo para analisar o produto, avaliar se realmente precisa dele para formar uma decisão de compra consciente e a compra online proporciona isso”, analisa o CEO do Kuantokusta, Flávio Pagotto. Para 32%, a prática de comprar por impulso acontece com mais frequência no processo presencial. No mundo virtual, a taxa cai para 24%.

A pesquisa também mostrou que 54% das pessoas que compram em lojas físicas estão acompanhadas. Já na internet, 73% realizam suas aquisições sozinhas. “Geralmente as pessoas precisam da opinião de alguém confiável e não têm muitas informações sobre o produto. Quando a compra acontece pela internet é mais fácil de encontrar informações e, por isso, elas se sentem mais seguras”, explica o CEO do Kuantokusta.

Via: Olhar Digital

PUBLICIDADE

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Afraneo Galan

Afraneo Galan

Fundador da Lemonblue, atua com internet e marketing digital há mais de 15 anos. Formado em Comunicação Digital, já trabalhou com grandes clientes e portais de conteúdo como G1, Globo.com, Claro, MTV e Oi FM.
PUBLICIDADE

Últimas publicações...

Buscar notícia

PUBLICIDADE