Início » Dicas » Empresas e mídias sociais: tuitar no horário de pico é um bom negócio?

Empresas e mídias sociais: tuitar no horário de pico é um bom negócio?

Imagem Divulgação

A resposta não é tão óbvia quanto pode parecer. É preciso, antes de tudo, conhecer o perfil do seu seguidor

Pesquisa divulgada neste ano pelo Scup, empresa especializada no monitoramento de redes sociais, revelou que quinta-feira foi o dia com maior movimentação no Twitter no Brasil em 2011, com um total de 5,8 milhões de mensagens.

O horário de pico aconteceu entre 14h e 17h. Logo em seguida aparecem a quarta-feira e a terça-feira, com ápices em faixas horárias semelhantes.

Ao analisar os resultados, a conclusão de boa parte das pessoas é: se esses são os dias e horário de maior tráfego, é nesse período que devo concentrar minhas mensagens, correto? Eu respondo: nem sempre. Para descobrir a melhor maneira de potencializar seus posts você deve conhecer o comportamento dos seus seguidores e de tuiteiros com a mesma afinidade, e não da maioria dos usuários do Twitter.

Vale observar que a pesquisa apontou quais dias os usuários mais tuitavam. A pessoa pode ter tuitado mais nesse horário, porém nada garante que ela estivesse lendo. A pequisa também não especifica quem estava respondendo ou retuitando mensagens, que são dados muito mais importantes para análise estratégica. E mais: quanto maior a concorrência, ou seja, o número de postagens escritas por terceiros naquele momento, mais diluída ficará sua mensagem na timeline de seu seguidor.

Especialistas em marketing digital orientam que, na média, sejam enviados entre 5 a 10 tuítes por dia, em horários espaçados. Mas, como disse anteriormente, o número exato de mensagens e o período ideal vai depender muito do perfil dos seus followers. Há pessoas e empresas que postam com grande sucesso mais de 30 mensagens por dia, e outras que, para ter êxito, não precisam mais do que três.

Para conhecer melhor seu follower e detectar oportunidades baseadas em hastags e tendências, há diversas ferramentas gratuitas na internet, como o Crowdbooster, o Trendsmap e o Social Bro. Este último, além de elaborar um relatório personalizado com melhor horário para postagem, de acordo com o hábito de seus seguidores, também indica contas para serem seguidas por nível de afinidade e influência, sendo um ótima maneira de prospecção.

Via: Olhar Digital

PUBLICIDADE

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Afraneo Galan

Afraneo Galan

Fundador da Lemonblue, atua com internet e marketing digital há mais de 15 anos. Formado em Comunicação Digital, já trabalhou com grandes clientes e portais de conteúdo como G1, Globo.com, Claro, MTV e Oi FM.
PUBLICIDADE

Últimas publicações...

Buscar notícia

PUBLICIDADE