Google Imagens

O laboratório espacial está em construção desde 1998 e foram gastos cerca de US$ 100 bilhões no projeto

A Estação Espacial Internacional (ISS) foi oficialmente concluída na última sexta-feira (27/5), quando a missão STS-134, tripulada pelos astronautas Mike Fincke e Gregory Chamitoff, no ônibus espacial Endeavour, fizeram os últimos ajustes.

Os astronautas estão voltando para a Terra nesta segunda-feira (30/5), depois de ficarem 11 dias no espaço. Para o término da construção foram necessárias, aproximadamente, 7 horas do lado de fora da Estação Espacial, contabilizando mais de 1.000 horas em todas as missões na Estação Espacial feitas até então.

Esta foi a 159ª missão para a construção da Estação Espacial Internacional e, também, o último voo do ônibus espacial Endeavour, que será aposentado dessas missões. Os ônibus espaciais mais comuns devem ser usados apenas para viagens turísticas pelo espaço, enquanto o Endeavour será colocado num museu da Califórnia, nos Estados Unidos.

Com construção iniciada em 1998, a ISS é, além de um laboratório espacial, uma representação da permanência humana no espaço. Para sua montagem, foram gastos cerca de US$ 100 bilhões, incluindo o custo das missões espaciais necessárias para a sua conclusão.

Fonte: OD