A partir desta quarta-feira (8/4), usuários do serviço de mensagens instantâneas do Facebook poderão conversar com seus contatos usando um computador, e sem a necessidade de entrar no site da rede social. Basta acessar o Messenger.com pelo navegador para utilizar o chat sem correr o risco de se distrair com as atualizações dos seus amigos no feed de notícias.

Por enquanto, a versão web do Messenger está disponível apenas em inglês, mas em breve deve ser expandida para outros idiomas. Para utilizar o novo recurso, o usuário precisa apenas entrar no site destinado ao serviço e realizar o login com a sua conta do Facebook.

O navegador vai puxar todo o histórico de conversas recentes e mostrá-lo em uma coluna lateral, bem parecido com o próprio Facebook. Ao selecionar um chat, ele se expande e domina grande parte da tela, facilitando a visualização e envio de imagens e outros arquivos. Também é possível realizar chamadas de voz ou vídeo clicando no ícone do telefone ou da filmadora no canto superior da janela – semelhante ao Hangouts, do Google.

Facebook Messenger Web

Facebook Messenger

No canto superior esquerdo, um botão no formato de engrenagem permite alterar as configurações do serviço, tais como notificações de som. Também é possível gerenciar sua lista de contatos bloqueados, mas este link o levará para a página inicial da rede social.

O movimento mostra que o Facebook está preparando seus usuários para a sua próxima integração com o Messenger Business, serviço que permite conversar diretamente com as lojas e empresas para esclarecer dúvidas sobre produtos, status de uma compra, ou até mesmo acompanhar a entrega de um pedido. A ideia é criar uma espécie de canal direto de comunicação e levar o atendimento ao cliente para outro nível.

Via Canaltech / TheNextWeb