Mudança já vale para o Mundial de Clubes deste ano e para a Copa do Mundo do Brasil

O futebol finalmente ganhará um auxílio da tecnologia, ainda que mínimo. A FIFA anunciou nesta quinta-feira que aprovou o uso de chips dentro das bolas, o que ajudará na identificação de gols.

A notícia foi revelada em uma reunião na sede da instituição, em Zurique, na Suíça. A instituição já testa as mudanças há cerca de seis meses. O juiz contará agora com dois auxílios eletrônicos, o do GoalRef (o chip que vai dentro da bola) e do Hawk Eye (uma câmera de alta velocidade que ajudará a mostrar que a bola entrou no gol).

Na Eurocopa deste ano, o juiz não validou um gol legal da Ucrânia contra a Inglaterra e causou a ira até do presidente da FIFA, Sepp Blatter, que afirmou no Twitter que o uso dos chips já havia se tornado uma necessidade no esporte.

Por enquanto, o uso da tecnologia no futebol se limitará ao caso de dúvidas na validação do gol, sendo vetado que o árbitro tire dúvidas em lances de falta ou impedimento.

A tecnologia já entrará em campo na Mundial de Clubes deste ano, disputado em dezembro no Japão, e na Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014), disputadas no Brasil.

Via Olhar Digital