Início » Navegador » FireFox 4, 5, 6 e 7 serão lançados em 2011

FireFox 4, 5, 6 e 7 serão lançados em 2011

firefox
Google Imagens

Lançamentos de novas versões do navegador devem ter um intervalo menor, para acompanhar o crescimento do rival Chrome

A Mozilla anunciou nesta segunda-feira (7/2) planos agressivos para os lançamentos do seu navegador open-source, o FireFox. Até o final de 2011, a empresa quer colocar no mercado quatro novas versões. Atualmente, a empresa está trabalhando na 11ª versão beta do FireFox 4, que deverá ser lançada no final desta semana.

Entre as funções anunciadas para seus sucessores, o FireFox 5 deverá ter um gerenciador de contas e de compartilhamento simples de links, chamado de F1, embutidos. Além disso, o browser também terá suporte para o Windows 7 de 64 bites.

O FireFox 6 será focado em aplicações de web, chamadas de Open Web Apps, otimização de JavaScript e suporte para o Mac OS X Lion, da Apple. Também serão adicionados mais algumas capacidadedes de HTML5 e CSS3 à plataforma Gecko da Mozilla.

Por fim, o FireFox 7, com mudanças ainda pouco claras, terá a chamada Electrolysis, que separa os processos do navegador em abas individuais e isoladas, assim como melhora o suporte para a chamada XML Binding Language.

A “pressa” da Mozilla pode significar uma reação à chamada “guerra dos navegadores”, já que, apesar de manter o segundo lugar, o FireFox vem caindo lentamente na porcentagem de usuários, perdendo espaço para o Chrome, em vez de absorver aqueles que deixam o Internet Explorer.

Fonte: OlharDigital