Forza Motorsport 4 é o terceiro jogo da franquia automobilística exclusiva da Microsoft que chega para o Xbox 360

Muito além de superar o rival Gran Turismo 5, Forza 4 melhorou em relação ao seu predecessor e se consagra como melhor simulador da atualidade por unir sofisticação, realismo, variedade e capricho.

Forza 4 é feito para quem ama carros, seja no videogame ou na vida real. Ao mesmo tempo que é complexo nos diversos níveis de personalização e ajustes mecânicos, o simulador também atrai quem nunca jogou videogame por sua interface simples. A jogabilidade é extremamente intuitiva e não oferece problemas para os pilotos virtuais de primeira viagem. É possível jogar com várias assistências ligadas, como frenagem e rota na pista, até controlar os carros totalmente no manual. Com o tempo, você se verá desafiado a ir eliminando as assistências e controlando cada vez mais os carros no controle ou no volante.

A modelagem dos carros é simplesmente fantástica. Tanto modelos mais populares quanto esportivos dão um show em visuais tão bem feitos que, por muitas vezes, nos pegamos admirando o cenário e esmagando nossa Ferrari em um poste. O trabalho nos detalhes pode ser percebido nos reflexos de luz que acontecem em tempo real nas corridas e até mesmo no painel de cada carro, recriados com cuidadosamente.

Quem ama correr vai se sentir em casa. As disputas de Forza 4 incentivam a utilização de diferentes modelos e tipos de carros em provas diversas. Em eventos espalhados ao redor do mundo, você prossegue sem precisar decidir entre muitos menus ou opções – que estão lá, mas não são empecilhos para quem quer apenas disputar algumas provas.

O sistema de evolução é tão simples quanto as demais tarefas do jogo. Ganhe corridas para aumentar seu nível de piloto e ganhar novos carros. Se não estiver satisfeito com sua garagem, faça upgrades ou adquira novos modelos por meio de um sistema de leilão muito interessante – e semelhante ao de FIFA Ultimate Team. Dê seu lance usando o dinheiro virtual de Forza e quando o tempo acabar o maior leva. O sistema permite que você também troque configurações de tunagem, pinturas e demais personalizações. A equipe da Turn 10 evoluiu muito todos os conceitos de comunidade e tornaram Forza 4 uma deliciosa experiência social.

E quando falamos que o capricho nos detalhes é um dos pontos fortes, não existe exemplo melhor do que a modalidade Autovista. Já imaginou visitar uma loja da Ferrari e sentar dentro de um dos carros mais cobiçados do mundo? Em Forza 4, você pode observar cada detalhe de dezenas de carros que ficam em uma espécie de galpão a sua disposição. Vários pontos de interesse dão informações sobre as peças, fabricação e curiosidades dos carros. Sentar no banco do motorista e dar a partida só para escutar o ronco do motor é incrível, faz qualquer aficionado por carros abrir um enorme sorriso.

Uma pena que Forza 4 não possui corridas noturnas e mudanças climáticas, o que torna a jogatina em geral bastante parecida. A adição de novas pistas foi, claro, bem-vinda, mas a Turn 10 poderia ter adicionado mais circuitos inéditos. Ficam esses os pontos a serem trabalhados em uma possível próxima versão para melhorar o que está quase perfeito.

A compatibilidade com o Kinect funciona, mas controlar os carros usando as duas mãos no ar não é nem um pouco agradável; um gimmick interessante para mostrar para conhecidos e familiares, mas longe de ser uma opção de jogo. No entanto, a simples funcionalidade de rastreamento de cabeça para mover a visão interna dos carros é muito surpreendente. Não se trata de um recurso mirabolante, mas um pequeno desvio de câmera que acontece ao você virar a cabeça.

Além do ótimo preço oficial do Brasil, R$129, Forza 4 possui tradução de menus, informações de tela e legendas em português. É um simulador incrível e, ao contrário do principal concorrente, também é um jogo incrível.

Via Info