Google libera versão offline do Gmail e Docs

O Google anunciou hoje um novo aplicativo web para o Gmail e atualizações para o Calendário e Docs, que permitirão o acesso offline dos utilitários.

Para utilizar o Gmail offline, porém, é necessário instalar um aplicativo para o Chrome através da Chrome Web Store.

Este aplicativo foi desenvolvido para permitir o acesso, gerenciamento e envio de e-mails enquanto estiver desconectado da internet. A ferramenta foi desenvolvida com base nos padrões HTML5, que fornece capacidades de trabalhar offline.

O aplicativo, inclusive, é baseado na versão HTML5 do Gmail para tablets. O programa foca nas principais funções que os usuários precisam acessar enquanto estiverem offline (gerenciamento, arquivamento e responder e-mails), porém não dará acesso às ferramentas do Gmail Labs.

Além do Gmail, o Google também liberou o acesso offline ao Calendário e Docs. A função, disponível através do clique no ícone do programa no topo da página do Google, permite visualizar eventos e confirmar presença em reuniões no Calendário e visualizar documentos no Docs.

A edição offline de documentos não está disponível ainda, mas o Google afirma que pretende desenvolver essa capacidade. O problema principal para ativar essa função seria conseguir fazer com que as edições feitas offline não sejam ignoradas pelas edições feitas online.

Porém, não será possível utilizar a função offline sem o navegador Chrome, mas o Google afirma que em breve lançará a ferramenta para outros browsers assim que eles começarem a dar suporte a esta funcionalidade.

Fonte: Info

Deixe sua dúvida ou comentário

Isso pode te interessar