Início » Notícias » Claro se prepara para testar 4G ainda este ano

Claro se prepara para testar 4G ainda este ano

Google Imagens

Operadora já está instalando roteadores IP em sua rede de acesso 3G para iniciar o período de experiência

A Claro anunciou nessa terça-feira (30/8) que fará testes em campo da tecnologia 4G, ou Long Term Evolution (LTE), ainda este ano. Segundo a empresa, os estudos devem acontecer antes do leilão de 2,5 GHz, cujas licenças serão usadas para o serviço no Brasil, previsto para acontecer em 2012.

Como parte dos preparativos para os testes, a empresa está instalando roteadores IP, da Alcatel-Lucent e Cisco, em sua rede de acesso 3G. Essa substituição começou em 2009 e, hoje, 73% das localidades 3G da operadora são dotadas de roteadores IP. A expectativa é alcançar 100% até o fim do ano. “Nos locais onde já migramos para roteadores IP, a média de tráfego de dados por usuário aumentou 40%”, revela o diretor de plataformas e rede da Claro, Márcio Nunes.

Paralelo aos testes, a operadora também está trabalhando na atualização de sua rede de protocolo de telefonia móvel HSPA+, um passo anterior ao 4G e que pode ser feito sobre a infraestrutura 3G existente. A tecnologia HSPA+ permite alcançar velocidades de até 21 Mbps, enquanto que no LTE, essa velocidade subirá para algo próximo a 100 Mbps.

Fonte: OD

Compartilhe...

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest

Veja também...