Google testa nova interface de busca

Imagem Divulgação

O Google está experimentando um novo design para a interface do buscador. A descoberta foi feita pelo blog Techno-Net, que gravou um vídeo mostrando as mudanças.

Em vez de uma barra lateral, com atalhos para serviços como Mapas, Imagens, Shopping, Vídeos e Notícias, a empresa preferiu colocar os links logo abaixo do campo onde são digitadas as pesquisas. A mudança lembra bastante a interface do Google adotada em tablets. Ao clicar sobre “Mais”, abre-se um menu drop-down, com links para mais opções de produtos.

A interface em teste é um pouco mais limpa do que a atual, mas não traz alterações significativas. A mudança mais útil está no menu “Ferramentas de busca”, que se torna também drop-down. Isso facilita a seleção de ferramentas para refinar a pesquisa, como definir o intervalo de tempo, ver apenas sites com imagens ou buscar o termo exato, entre outros recursos. Todas essas opções já existem, mas achá-las não é muito intuitivo.
Pode ser que o novo visual não seja adotado.

O Google costuma testar novas opções de interface com frequência, para ver como os usuários reagem às modificações. A ideia é tornar o processo de buscas mais simples e prático. A última mudança em grande escala no design ocorreu em junho do ano passado. Na época, a companhia publicou um post em seu blog oficial, explicando que tinha em mente três princípios: foco, flexibilidade e facilidade. A interface em testes parece seguir essa filosofia.

Via: Info