Windows Phone 8 terá tela inicial personalizada, suporte a NFC e microSD

Imagem Divulgação

Windows Phone 8 terá tela inicial personalizada, suporte a NFC e microSD

A Microsoft apresentou a próxima versão do seu sistema móvel – o Windows Phone 8 – nesta quarta-feira (20/6). A empresa realizou um evento voltado para desenvolvedores e mostrou algumas das novidades da plataforma. O anúncio fechou uma semana agitada para a Microsoft, que lançou na segunda o tablet Surface.

O WP8 será lançado até o fim do ano e terá maior integração com o Windows 8, que também chega nas lojas ainda em 2012. Uma das principais novidades é o que a Microsoft chamou de “núcleo compartilhado”. Isso signifca que tanto o Phone 8 quanto o Windows 8 terão o suporte aos mesmos tipos de drivers, por exemplo.

Com o “núcleo compartilhado”, os mesmos software disponíveis para Windows poderão ser facilmente adaptados para o WP8, o que vai ajudar bastante os desenvolvedores de apps.

A nova plataforma também terá suporte a processadores multi-core (a partir de dual-core) e telas de maior resolução – até 720p. Os apps do atual WP7.5 continuarão rodando no WP8 em todas as resoluções e os desenvolvedores poderão adaptar os softwares para as novas, caso achem necessário.

Outra novidade é o suporte a cartões microSD, que permitirá aumentar a capacidade de armazenamento, assim como rodar músicas, fotos, vídeos e até instalar aplicativos a partir dos chips de memória.

Para os fãs de jogos, o WP8 terá suporte ao DirectX e aos mesmos drivers gráficos do Windows 8, o que facilitará tanto a adaptação de jogos de PC para a plataforma como de outros apps de iOS e Android.

O WP8 terá também suporte à tecnologia NFC e acompanhará um aplicativo que é uma carteira virtual. Os usuários poderão fazer pagamentos usando apenas o celular, mais ou menos da forma como acontece com o Google Wallet. Para isso, basta ter um chip e um smartphone compatível com a tecnologia. Basta aproximar o smartphone de uma máquina de reconhecimento e pronto, a conta estará paga.

Todos os dispositivos com o sistema terão o serviço de mapas desenvolvido pela Nokia – atualmente, apenas os produzidos pela fabricante finlandesa usam o serviço da empresa. E todos também já terão o Internet Explorer 10 pré-instalado, que será mais parecido com a versão de desktop.

Em relação à interface, o WP8 não será muito diferente do WP7.5. A grande diferença é que a tela inicial poderá ser personalizada. Três tamanhos estarão disponíveis:retangular, quadrado grande e pequeno.

Os futuros aparelhos com Windows Phone 8 serão fabricados pela Nokia, Huawei, Samsung e HTC, todos usando hardware da Qualcomm. A empresa também garante que trará updates para todos os aparelhos por, pelo menos, 18 meses. Os softwares será atualizado via “over the air”, sem conexões com PCs.

Via: Olhar Digital