O Brasil ganhou 7,1 milhões de novos usuários ativos mensais de internet nos domicílios no período de 1 ano, diz relatório do Ibope Net Ratings divulgado hoje. A comparação é entre janeiro passado (21,1 milhões de internautas ativos) e o mesmo mês de 2007 (14 milhões). A pesquisadora chama de “exuberante” o crescimento da internet residencial brasileira, por estar sendo maior nos últimos meses do que já foi em anos anteriores. O número de internautas residenciais evoluiu de 10,7 milhões em janeiro de 2005 para 12 milhões em janeiro de 2006, passando a 14 milhões em janeiro de 2007 e finalmente chegando a mais de 21 milhões em janeiro de 2008. Segundo o analista José Calazans, mais residências com computadores e banda larga foram os principais motivos para esse avanço.

Com 23 horas e 12 minutos por pessoa no mês, o Brasil continua liderando em tempo médio de navegaçao entre os países medidos pelo Ibope. As categorias que apresentaram maior aumento percentual do número de usuários em janeiro, na comparação com dezembro, foram Viagens e Turismo (9,6%), Informações Corporativas (5,7%), Governo e Entidades sem Fins Lucrativos (4,8%) e Finanças e Investimento (2,6%).

Os principais interesses dos brasileiros na internet concentram-se nas categorias Buscadores, Portais e Comunidades – que tem 19,8 milhões de usuários únicos e tempo médio de navegação de 5 horas e 48 minutos mensais por pessoa – e Telecomunicações e Serviços de Internet – que tem 18,8 milhões de usuários e 5 horas e 19 minutos por pessoa.

FONTE: Blue Bus e IDG Now!