Início » Diversos » Incubadora de Guarulhos comemora 2 anos

Incubadora de Guarulhos comemora 2 anos

aniversario_incubadora.jpg

Evento da Raitec também foi palco da assinatura de dois acordos de cooperação

A Incubadora de Guarulhos, que faz parte da Raitec – Rede de Apoio à Inovação Tecnológica em Empreendimentos de Criação – recebeu representantes de agências de fomento, empresários, investidores e jornalistas em um Café Tecnológico no último dia 31 de outubro, no Teatro Adamastor, em Guarulhos.

Durante o evento, foram assinados dois acordos de cooperação, um entre a incubadora e a Embrapa, e outro com o Instituto Mauá de Tecnologia. Na abertura, Sérgio W. Risola, gestor do Cietec, incubadora âncora da Raitec, explicou o que é um Café Tecnológico e contou que ele serve para aproximar as empresas dos investidores, das agências de fomento e da mídia. Ele também frisou que “o movimento de incubadoras no Brasil só cresce se elas forem bem administradas, como é o caso da Incubadora de Guarulhos”.

Emocionado, o gestor da Incubadora de Guarulhos, Nilson Cruz Júnior, agradeceu ao gestor do Cietec pelo apoio recebido e disse que ele serve de modelo para os demais gestores, que coordena o Cietec, maior incubadora da América Latina, com 125 empresas. Ele também agradeceu a todos os presentes e, sobretudo, àqueles que acreditaram na proposta da incubadora, mesmo no início difícil que ela teve. Em seguida, Cruz apresentou indicadores da cidade e da incubadora de Guarulhos: a cidade possui 2.700 indústrias e corresponde ao 9º PIB do Brasil. A incubadora atendeu 26 empresas, sendo 25 de base tecnológica, e tornou-se uma das cinco maiores do Estado. O ponto alto do balanço foi o faturamento, que subiu 315% entre 2006 e 2007. Foram apresentados ainda os objetivos para o próximo ano, que incluem a criação de um Fórum Permanente de Empreendedorismo e Tecnologia, a Sala do Empreendedor – com prestação de serviços empresariais, a ampliação do espaço físico da incubadora, e chegar à marca de 30 empresas incubadas (o que deve acontecer já neste ano). Para o presidente do Conselho Gestor e representante da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, Antônio Roberto Marchiori, “assim como a cidade, a Incubadora de Guarulhos vem crescendo a passos firmes”. Além disso, ele comentou sobre a importância de haver um espaço para que as empresas sejam criadas e regulamentadas, contribuindo para reduzir a informalidade.

Com relação ao acordo de cooperação entre a incubadora e o Instituto Mauá de Tecnologia, o representante do Instituto, Paulo Sergio Colli Bogus, declarou que a parceria irá beneficiar ambas as partes. “Estejam certos de que os professores e engenheiros da Mauá darão todo o apoio às empresas de Guarulhos”, completou. Já o presidente da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) professor Guilherme Ari Plonski apontou os três aspectos positivos de uma incubadora: empreendedorismo, inovação e cooperação. O representante da Embrapa, José Manuel Cabral de Souza Dias afirmou que o maior desafio da entidade é mudar o paradigma de uma agricultura familiar de subsistência para uma visão empreendedora e com impacto efetivo na competição do agronegócio. Ainda foram apresentados alguns cases de empresas incubadas, como o da Sociedade do Sol e TLC Válvulas.

Ao final, o gestor da Incubadora de Guarulhos reafirmou o compromisso de retribuir o apoio recebido com muito trabalho, ética, perseverança e resultados. O próximo Café Tecnológico também já foi anunciado e deve ocorrer em março do ano que vem, na cidade de Santos.

Sobre a Raitec
Fazem parte da Raitec o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), que é a incubadora âncora, a Incubadora de Empresas de Guarulhos, a Incubadora de Empresas Barão de Mauá (IEBM), a Incubadora Aceleradora de Empreendimentos (ITS), a In Nova Incubadora Tecnológica e Educacional de Santo André, a EsalqTec, a Incubadora de Empresas de Santos (IES), a Incubadora Tecnológica de Empresas de Sorocaba (Intes), a Incubadora de São Bernardo do Campo (IESBeC) e a Incubadora Tecnológica de Mogi das Cruzes (Intec). Ao todo, 247 empresas fazem parte do grupo.

Compartilhe...

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest

Veja também...