O blog Newronio, da ESPM, publicou uma análise muito legal sobre o uso de mídias sociais pelo mundo, baseada em um infográfico desenvolvido pelo Global Web Índex. O mapa contabiliza o número de blogs, redes sociais, vídeos, uploads de fotos e perfis ativos em microbloggings e mostra a penetração que cada um tem em diferentes países.
É interessante perceber como as preferências mudam de região para região. Como bem lembrou o Newronio, chega a ser uma surpresa ver os dados do Japão, por exemplo. Afinal, um país que lança tantas tendências e é tão avançado digitalmente deveria ter números mais altos do que os mostrados pelo infográfico, certo? Errado – a pesquisa focou apenas nos usuários de computador e, por lá, eles preferem acessar a internet pelo celular.
Já por aqui não é nenhuma surpresa ver que a administração de redes sociais ganha disparado – somos maioria absoluta no Orkut, lembram? Mas confesso que não imaginava que o número de uploads de vídeos era maior do que o uso de serviços de microblogging.
O estudo é especialmente útil para as empresas que desejam conhecer o comportamento de seu público na Internet, pois dá pistas importantes.
Via HSM