Imagem Divulgação

O executivo da Microsoft, Chewy Chong veio ao Brasil ontem para contar em detalhes todos os desafios da empresa para criar seu novo navegador que opera no Windows 8, o Internet Explorer 10.

Segundo Chong, um dos principais desafios da companhia foi descobrir como os usuários gostam de navegar na internet, e também como tornar a experiência de uso do software mais fácil tanto em telas sensíveis ao toque, quanto em desktops ou até smartphones.

Para isso, o programa teve sua interface totalmente renovada, compatível com gestos de até 8 toques e uma exibição em tela cheia. Um dos exemplos usados por Chong durante a apresentação foi o uso de sites de busca: ao pesquisar por algum conteúdo em sites como Bing ou Etsy, o usuário pode simplesmente passar o dedo pela tela para pular de uma página para a outra, mesmo que ele já esteja na página de algum resultado encontrado.

Outro detalhe importante para a criação do navegador foi a padronização de seus mecanismos para funcionar com as tecnologias mais recentes oferecidas pelo HTML 5 e CSS 3.

Segundo Chewy Chong, os desenvolvedores terão muito menos trabalho e poderão usufruir de mais plataformas ao criar aplicativos nessas linguagens. Na loja de aplicativos do Windows 8, por exemplo, já há alguns software criados para funcionar dentro do Internet Explorer, como o jogo Cut the Rope e o serviço para leitura de notícias, Pulse.

Durante a apresentação, o executivo também falou sobre segurança no browser. Ele afirma que as opções de privacidade e segurança estão reforçadas. Além disso, o programa alerta o usuário quando um site ou aplicativo a ser baixado não são seguros, oferecendo a opção de acessar a página ou de reportar o ocorrido à Microsoft.

O IE 10 também já tem uma versão beta, disponível para PCs com Windows 7.

Via: Info