Início » O manual da Apple para vender qualquer coisa

O manual da Apple para vender qualquer coisa

Imagem Divulgação

Livro ensina exercícios de empatia e táticas internas de vendas

Vazou o manual usado pela Apple para treinar os funcionários das suas lojas em todo o mundo. Direcionado à área de vendas, o Genius Training Student Workbook ensina técnicas, frases e expressões faciais para convencer os clientes que os produtos da companhia são os melhores e que valem o preço comumente mais alto que o da concorrência.

O livro conta com tópicos que incentivam que os funcionários mostrem empatia para conquistar os consumidores e que pedem que eles sigam a técnica APPLE (Approach, Probe, Present, Listen and End), que dita que eles se aproximem, sondem, demonstrem, ouçam e terminem rapidamente um negócio.

O manual fornece uma série de exercícios para reforçar a imagem simpática dos empregados e os ensina a substituir expressões negativas como “erro” e “quebrado” por “saídas inesperadas” e “parou de responder”. Um bug é chamado de “condição” ou “situação”, enquanto a palavra “incompatível” deve ser substituída por “não funciona com”.

Em um exemplo descrito no tomo, um consumidor reclama que o Mac é muito caro e recebe uma desculpa ideal como resposta. “Posso entender porque você se sente assim. Eu também sinto que o preço é um pouco alto, mas descobri que o real valor está no produto e nas suas capacidades de software”, diz o empregado hipotético.

Imagem Divulgação

Além disso, o texto também ensina expressões corporais negativas por parte dos clientes – frustração em movimentos com o punho, olhar vazio indica tédio – e como evitá-los. Por outro lado, consumidores que cumprimentam com um aperto de mão e desabotoam o casaco ao entrar na loja mostram cooperação e receptividade às ofertas.

No geral, o Genius é ensinado a manter a positividade sempre e a nunca contradizer um cliente. Apenas se, de forma educada, o aviso servir para previni-lo quanto a um futuro erro. Obrigados a ler e estudar o manual, os funcionários têm que passar 14 dias em um campo de ensino da Apple, recebendo exercícios práticos, antes de concretizarem a especialização.

Se você quer descobrir mais táticas usadas pela Apple, vale a pena ler mais detalhes do manual, divulgados no final de semana pelo Gizmodo.

Via: Olhar Digital 

PUBLICIDADE

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no telegram
Telegram
Afraneo Galan

Afraneo Galan

Fundador da Lemonblue, atua com internet e marketing digital há mais de 15 anos. Formado em Comunicação Digital, já trabalhou com grandes clientes e portais de conteúdo como G1, Globo.com, Claro, MTV e Oi FM.
PUBLICIDADE

Últimas publicações...

Buscar notícia

PUBLICIDADE