Início » Problemas para sincronizar o Gmail no iPhone 4S?

Problemas para sincronizar o Gmail no iPhone 4S?

Rafael Arbulu

O iPhone 4S, nova versão do smartphone da Apple, possui inúmeras novas funções. Entretanto, uma reclamação relativamente constante é a dificuldade que usuários do Gmail têm em sincronizar sua conta de correio eletrônico dentro do dispositivo. Na maior parte do tempo, as tentativas resultam na mensagem de erro “Username/password for [email protected] are incorrect“, indicando que você errou sua senha ou seu e-mail.

Bem, a primeira e mais óbvia recomendação seria apagar e digitar tudo novamente, afinal, você realmente pode ter digitado uma letra a mais ou dado um espaço indevido sem querer, algo bastante comum em teclados touchscreen. Mas se você está 100% certo de que as credenciais de acesso estão corretas, então realmente o erro persistente está no 4S. Veja abaixo duas dicas de como contornar isso:

1) Use a sincronização manual

A partir do iOS 4.0, a Apple “resumiu” as etapas de configuração de e-mails dentro do iPhone: se antes você tinha que determinar nome, senha, endereçamento de servidor IMAP/POP3 e assim por diante, nas versões mais recentes do sistema operacional móvel basta que você indique se sua conta é Gmail, Exchange, Yahoo!, AOL, Hotmail, ou outra (no caso do 4S, além dessas, também existem as opções para iCloud e MobileMe). Você informa nome para identificação, endereço de e-mail e senha e o próprio iOS trata de autenticar seu login. E nisso reside o erro de identificação do usuário.

Neste caso, se você usar a opção “Other” – ou “Outra'” – ao invés da padronizada “Gmail”, também é possível sincronizar a sua conta do Google. O processo é quase o mesmo, com a diferença de que você terá que listar o servidor de endereçamento para entrada e saída. Basta clicar em “POP” na parte superior (com as opções POP e IMAP), mas como nosso objetivo é facilitar sua vida, aqui vai:

Usuário: [email protected] (troque “xxxxxxx” pelo seu endereço)
Entrada: pop.gmail.com
Saída: smtp.gmail.com

Clique em “Salvar” / “OK” (as opções variam dependendo da versão do iOS) e pronto: seu Gmail já está pronto para ser usado no smartphone.

2) O Google salva!

Já percebeu como, em certos períodos, o Google exige que você insira um código numérico de verificação quando se tenta acessar o Gmail via desktop? Bem, o erro de autenticação do iPhone 4S (e alguns dispositivos Android também, por incrível que pareça) se dá, em parte, por isso. A questão é que o aplicativo nativo “Mail” não tem como atender ao pedido do Google para a autenticação numérica, impedindo então que suas credenciais sejam aceitas. A grosso modo, o seu iPhone não tem como provar para o Google que você é você.

Para corrigir isso de forma rápida e direta, sente-se à frente de um desktop e acesse seu perfil no Google Accounts. Na página inicial, na terceira linha, está escrito “Autorizar aplicativos e sites”. Entre nessa página. Após inserir seu usuário e senha, você será levado à lista de aplicativos autorizados a usar sua conta do Google, como Facebook, Twitter e afins. Abaixo disso está a guia “Senhas específicas do aplicativo”.

Nessa segunda área, você enxergará na parte inferior uma caixa de diálogo para gerar uma senha específica para um determinado aparelho. Não é a sua senha, mas sim uma provida pelo próprio Google. De posse dessa nova senha, volte ao seu 4S e faça todo o processo normal de sincronização, selecionando a opção “Gmail” como preferência. O smartphone pedirá nome para assinatura, endereço de e-mail, senha, além de um lembrete de como você quer que a conta seja identificada no seu iPhone (o padrão é “Gmail”, mas você pode alterá-lo como desejar). No campo “Senha”, você usa aquela que o Google lhe deu e voilá! Gmail sincronizado com sucesso.

Via OlharDigital

PUBLICIDADE

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Afraneo Galan

Afraneo Galan

Fundador da Lemonblue, atua com internet e marketing digital há mais de 15 anos. Formado em Comunicação Digital, já trabalhou com grandes clientes e portais de conteúdo como G1, Globo.com, Claro, MTV e Oi FM.
PUBLICIDADE

Buscar notícia

PUBLICIDADE