Rafael Arbulu

O iPhone 4S, nova versão do smartphone da Apple, possui inúmeras novas funções. Entretanto, uma reclamação relativamente constante é a dificuldade que usuários do Gmail têm em sincronizar sua conta de correio eletrônico dentro do dispositivo. Na maior parte do tempo, as tentativas resultam na mensagem de erro “Username/password for [email protected] are incorrect“, indicando que você errou sua senha ou seu e-mail.

Bem, a primeira e mais óbvia recomendação seria apagar e digitar tudo novamente, afinal, você realmente pode ter digitado uma letra a mais ou dado um espaço indevido sem querer, algo bastante comum em teclados touchscreen. Mas se você está 100% certo de que as credenciais de acesso estão corretas, então realmente o erro persistente está no 4S. Veja abaixo duas dicas de como contornar isso:

1) Use a sincronização manual

A partir do iOS 4.0, a Apple “resumiu” as etapas de configuração de e-mails dentro do iPhone: se antes você tinha que determinar nome, senha, endereçamento de servidor IMAP/POP3 e assim por diante, nas versões mais recentes do sistema operacional móvel basta que você indique se sua conta é Gmail, Exchange, Yahoo!, AOL, Hotmail, ou outra (no caso do 4S, além dessas, também existem as opções para iCloud e MobileMe). Você informa nome para identificação, endereço de e-mail e senha e o próprio iOS trata de autenticar seu login. E nisso reside o erro de identificação do usuário.

Neste caso, se você usar a opção “Other” – ou “Outra'” – ao invés da padronizada “Gmail”, também é possível sincronizar a sua conta do Google. O processo é quase o mesmo, com a diferença de que você terá que listar o servidor de endereçamento para entrada e saída. Basta clicar em “POP” na parte superior (com as opções POP e IMAP), mas como nosso objetivo é facilitar sua vida, aqui vai:

Usuário: [email protected] (troque “xxxxxxx” pelo seu endereço)
Entrada: pop.gmail.com
Saída: smtp.gmail.com

Clique em “Salvar” / “OK” (as opções variam dependendo da versão do iOS) e pronto: seu Gmail já está pronto para ser usado no smartphone.

2) O Google salva!

Já percebeu como, em certos períodos, o Google exige que você insira um código numérico de verificação quando se tenta acessar o Gmail via desktop? Bem, o erro de autenticação do iPhone 4S (e alguns dispositivos Android também, por incrível que pareça) se dá, em parte, por isso. A questão é que o aplicativo nativo “Mail” não tem como atender ao pedido do Google para a autenticação numérica, impedindo então que suas credenciais sejam aceitas. A grosso modo, o seu iPhone não tem como provar para o Google que você é você.

Para corrigir isso de forma rápida e direta, sente-se à frente de um desktop e acesse seu perfil no Google Accounts. Na página inicial, na terceira linha, está escrito “Autorizar aplicativos e sites”. Entre nessa página. Após inserir seu usuário e senha, você será levado à lista de aplicativos autorizados a usar sua conta do Google, como Facebook, Twitter e afins. Abaixo disso está a guia “Senhas específicas do aplicativo”.

Nessa segunda área, você enxergará na parte inferior uma caixa de diálogo para gerar uma senha específica para um determinado aparelho. Não é a sua senha, mas sim uma provida pelo próprio Google. De posse dessa nova senha, volte ao seu 4S e faça todo o processo normal de sincronização, selecionando a opção “Gmail” como preferência. O smartphone pedirá nome para assinatura, endereço de e-mail, senha, além de um lembrete de como você quer que a conta seja identificada no seu iPhone (o padrão é “Gmail”, mas você pode alterá-lo como desejar). No campo “Senha”, você usa aquela que o Google lhe deu e voilá! Gmail sincronizado com sucesso.

Fonte: OlharDigital