RIM apresenta novo sistema BlackBerry 10

A Research in Motion (RIM) anunciou sua nova plataforma BlackBerry 10, voltada para dispositivos móveis como smartphones e tablets.

A empresa já disponibilizou aos desenvolvedores o kit de ferramentas para a criação de aplicativos.

Além disso, a RIM também apresentou um novo protótipo de hardware, o DevAlpha, rodando o sistema BlackBerry 10.

O aparelho possui tela touchscreen de 4,2 polegadas com resolução de 1280 x 768 pixels e uma saída HDMI. Traz também processador OMAP, mas a empresa afirmou que as configurações do dispositivo podem mudar até seu lançamento final.

Todos os desenvolvedores cadastrados no BlackBerry World irão ganhar um smartphone DevAlpha para criarem aplicativos para o novo sistema a partir da API fornecida pela RIM.

O kit também inclui ferramentas para desenvolver aplicativos em HTML5. O BlackBerry 10 WebWorks SDK fornecerá todas as ferramentas necessárias para a criação de aplicativos com funções nativas.

Desta forma, a RIM pretende inserir dois pilares dentro da plataforma: a com aplicações nativas e as que rodam em HTML5. E todos poderão de certa forma serem integrados com serviços oficiais da empresa como o BlackBerry Messenger (BBM).

Com o lançamento do kit para desenvolvedores, a RIM espera que os aplicativos estejam prontos ainda este ano e que os primeiros aparelhos com a nova plataforma cheguem ao mercado no segundo semestre de 2012.

Via Info

Deixe sua dúvida ou comentário

Isso pode te interessar