Os brasileiros que aguardam há meses pela versão do Twitter em português poderão cobrar a tradução de perto, porque em breve o microblog terá um centro de operações na América Latina. E a cidade que receberá os escritórios é São Paulo.

A novidade foi dada por Laura Gõmez, que reponde pelo suporte técnico e pelos planos de internacionalização do Twitter. Em entrevista ao jornal argentino “La Nacion”, Laura afirmou que o país foi escolhido por ser, depois dos Estados Unidos, o maior mercado internacional do serviço. Segundo ela, 1/5 dos novos adeptos ao microblog são da América Latina – região que aumentou em 420% o número de tuiteiros nos últimos 6 meses.

Junto com o anúncio do Twitter no Brasil veio, claro, a informação de que nos próximos meses ele terá uma versão em português. “Os brasileiros produzem 16% de todas as mensagens publicadas no site”, afirmou a executiva. O país produz 9,6 milhões de todas as 60 milhões de mensagens publicadas por dia no microblog.

Mais coisas novas

Outra novidade que deve aparecer nos próximos meses é uma espécie de Trending Topics para eventos. Chamado de “Events”, o serviço foi anunciado pelo criador e ex-CEO do Twitter, Evan Williams, durante o Inforum – que aconteceu na última segunda-feira (11) em São Francisco. Na ocasião, Williams explicou que o “Events” listará palavras-chave, expressões e hashtags mais populares, mas só as que forem relacionadas a algum acontecimento, informa o IDGNow!.

O Events não foi citado por Laura, mas ela chegou a comentar a necessidade de se ajustar os TTs conforme as necessidades de cada país – o que motivou, inclusive, a criação das listas locais. Mas o novo serviço pode ajudar em casos como os terremotos do Chile e do Haiti. E, segundo, Williams, vem com a nova meta do Twitter: alcançar 1 bilhão de usuários.

FONTE: AdNews