Facebook divulga interface para Android
Em evento realizado nesta quinta-feira (4), Mark Zuckerberg anunciou o Facebook Home – nova interface para Android, uma nova integração com o software do Android que destaca os serviços da rede social na página inicial do celular.
“Nós passamos mais de 25% do tempo em nosso celular usando o Facebook e Instagram, então porque não desenvolver um telefone focado em pessoas e não apps?”, disse Zuckerberg durante o anúncio.
Home é uma família de apps do Facebook que sobrepõe a rede social em seu celular, transformando-o em uma espécie de Facebook Phone.
Uma aplicação chamada “Cover Feed” se destaca como uma “capa” na página inicial e na tela de bloqueio de celular, fornecendo atualizações de seus contatos sem a necessidade de abrir o aplicativo do Facebook ou mesmo desbloquear o aparelho.
Desta forma, é possível comentar ou curtir publicações diretamente da página inicial do celular. Todas as visualizações são exibidas em tela cheia.
O app Messenger é uma das principais novidades do Facebook Home. A aplicação, chamada de “Chatheads”, aparecerá em um formato de ícone arredondado com o rosto da pessoa e ficará sobreposto a qualquer outro aplicativo que estiver sendo utilizado.
Já sobre outros aplicativos, em vez de navegar por uma lista de apps, abrir Galeria para ver fotos e Calendário para ver eventos, o Facebook pretende transformar seu celular em um News Feed da rede social. Há uma tela contendo todos os apps no aparelho, mas o usuário pode adicionar seus apps favoritos ao Home.
Zuckerberg passou boa parte da apresentação dizendo o quão aberto é o Android e como o sistema permitiu que o Facebook realizasse as mudanças sem muita dificuldade.
“Eu realmente acredito que isto é muito bom para o Android. Muitos dos desenvolvedores de apps gastam muito de sua energia no iPhone”, disse Zuckerberg.
Segundo o CEO, o que realmente importa para o Facebook é a página inicial. “Nós olhamos para a tela inicial umas 100 vezes por dia”, disse.
O app Facebook Home estará disponível a partir do dia 12 de abril, mas com limitações. Inicialmente somente usuários dos aparelhos HTC One, HTC One X, Samsung Galaxy S III, Galaxy S4 e Galaxy Note II poderão baixar o aplicativo.
No evento, a HTC também anunciou o smartphone First, o primeiro que sairá de fábrica com o novo Facebook Home já instalado no aparelho.
O restante dos aparelhos receberá aos poucos a aplicação. O download estará disponível na loja Play Store e se você já possui o Facebook instalado no aparelho ele irá automaticamente fornecer o novo app para download.
Tablets também irão receber a atualização, mas para estes dispositivos levará alguns meses para ser liberado. O Facebook prometeu redesenhar mensalmente o app, trazendo novas funções e suporte para mais aparelhos.
“Nós desenvolvemos a interface para Android para ser a próxima versão do Facebook. Mas também queríamos fazer mais. Queríamos repensar o modo como todos nós usamos os dispositivos móveis para nos tornar mais conectados e nos aproximar ainda mais das pessoas que gostamos”, afirmou o Facebook.
Via Info