Durante abertura do WWDC, Steve Jobs apresentou novo sistema operacional, que custará US$ 29,99

Crescimento de 28% em um ano. Com esse número, a Apple, por meio de seu CEO, Steve Jobs, deu início ao WWDC 2011, evento anual da companhia, quando, tradicionalmente, são anunciadas as principais apostas da empresa para os 12 meses seguintes. Como já esperado, o iOS5, o Mac OSX Lion e o iCloud foram lançados oficialmente.

No caso do Mac OSX Lion, o sistema operacional chega com 250 novos recursos, entre eles, os gestos multitoque. Com o trackpad da máquina, é possível realizar o zoom de pinça também no Mac OS. Outra inovação, chamada “Resume”, faz com que os aplicativos sejam iniciados no mesmo ponto em que foram deixados na última vez em que foram utilizados. A funcionalidade está presente em todo o sistema, inclusive no login e na reinicialização.

O Lion também prevê o Auto Save, por meio do qual passa a gravar as alterações nos documentos automaticamente, mesmo quando o programa está rodando em segundo plano. A funcionalidade permite que, caso o usuário não queira salvar uma mudança, ele volte para versões anteriores, já que as mesmas ficam armazenadas no sistema.

Outra inovação incorporada ao Lion é o AirDrop. Ele permite enviar arquivos para outro computador de uma maneira bastante simples: basta estar conectado a uma rede WiFi e “arrastar” o documento para o ícone correspondente à máquina de destino. As aplicações também poderão ser executadas em full screen.

Uma das melhores notícias, no entanto, é que o Mac OSX Lion custará apenas US$ 29,99. A versão para desenvolvedores já está disponível a partir de hoje (6/6), mas a final só chegará às lojas em julho deste ano. O arquivo pode ser baixado diretamente da Mac App Store (4 GB).

A Mac App Store – que já ultrapassou a Best Buy, Wallmart e Office Depot no mercado, tornando-se o maior canal de compra de software -, está agora integrada ao Lion. São 425 mil aplicativos, sendo que 90 mil deles exclusivos para o iPad. Além disso, os updates passam a ser mais rápidos, pois apenas os pacotes que forem alterados serão requisitados ao sistema.

Também foram implementadas melhorias no Mail, cliente para emails. O visual do aplicativo foi totalmente remodelado. Entre as novidades, ele permite visualizar imagens inteiras e tem um mecanismo melhor de buscas por assuntos, inclusive com sugestões de resultados à medida em que o usuário vai digitando (parecido com o Google atualmente).

Via OlharDigital