A empresa japonesa Olympus anunciou hoje o MEG4.0, seu protótipo de óculos de realidade aumentada. A novidade vem pouco mais de uma semana após a demonstração do Google Glass na conferência Google I/O.

O MEG4.0 será capaz de expor uma imagem virtual de 320 por 240 pixels diante dos olhos de seu usuário. O acessório precisará fazer conexão Bluetooth com smartphone ou tablet do usuário – ao contrário do Google Glass, que não requisita nenhum aparelho adicional.

Segundo a empresa, a bateria do MEG4.0 dura oito horas, mas a estimativa foi realizada apenas com períodos curtos de uso: 15 segundos ativos a cada três minutos.

Embora tenha um acelerômetro para identificar em qual direção o usuário está olhando, o aparelho não conta com câmera, impossibilitando a captura de foto e vídeo. Aparentemente, os óculos serão mais recomendados para entusiastas dos recursos de realidade aumentada.

Em nitidez e definição, o MEG4.0 parece promissor. A empresa garante que, mesmo em dias ensolarados, a visualização da tela virtual não será prejudicada.

A Olympus testa protótipos de acessórios do gênero desde 2005, mas o anúncio parece vir na hora certa para bater de frente com o Google Glass. Ainda assim, é cogitada a possibilidade do protótipo ser vendido para outra companhia.

Ainda não há data de lançamento nem preço sugerido para o MEG4.0.

Via Info

Veja também…