Empresa deixou alguns jornalistas observarem de perto os tablets, mas ofereceu poucas informações sobre os dispositivos
Pouco depois de anunciar o Surface, a Microsoft permitiu que alguns veículos observassem de perto o dispositivo, mas o teste foi bastante restrito, ninguém conseguiu usar efetivamente o tablet, apenas olhar alguns dos seus recursos.
A versão RT é bastante leve – 676 gramas – mas é um pouco mais pesada do que o novo iPad (que pesa 650 gramas). Já a versão Pro é consideravelmente mais pesada – 903 gramas.
O Kickstand, o apoio para manter o tablet de pé que vem junto com o aparelho, dividiu opiniões. Para a CNET, ele é bem integrado ao dispositivo e bastante útil. Já o Mashable não gostou muito e considerou pouco intuitivo, já que abertura não é muito fácil de se encontrar. O site relata que os jornalistas que puderam testar o dispositivo não conseguiram encontrar a abertura nem na primeira nem na segunda tentativa e os funcionários da Microsoft tiveram que ajudá-los a descobrir como funcionava.
A Touch Cover – a capa protetora que também funciona como um teclado físico – se mostrou bastante competente. O Mashable destacou que foi uma “ideia fabulosa”, já que é preciso fazer pressão nas teclas para o teclado detectar o que está sendo digitado, o que ajuda a evitar palavras sendo escritas acidentalmente ao encostar no acessório.
A CNET também elogiou o teclado. O site lembrou que ninguém gosta de digitar por muito tempo na tela de um tablet. Já o TechCrunch destacou que a capa não se dobra com facilidade, o que facilita a digitação.
O Type Pad não foi disponibilizado para testes e a visualização do tablet ligado foi bastante restrita. Na última parte da apresentação para os jornalistas, o Engadget afirmou que a tela (10,6 polegadas widescreen 16:9) é bastante visível de diversos ângulos, o que ajuda na hora de assistir um filme com o Kickstand aberto.
Apesar de disponibilizar os aparelhos, a Microsoft ainda deixou muitos mistérios a respeito dos seus tablets. Ela não mostrou, por exemplo, a integração com o Xbox através do SmartGlass, nem a duração da bateria dos dispositivos.
O Surface será lançado ainda este ano ano. O RT sai junto com o Windows 8, enquanto o Pro sairá cerca de três meses depois. O tablet terá um preço “compatível com o mercado”, segundo a Microsoft.
Via: Olhar Digital