Segundo rumores, nova plataforma móvel da rede social será baseada em HTML5 e vai se focar em usuários de dispositivos da Apple

Nesta quarta-feira (16/6) rumores apontaram que o Facebook estaria prestes a lançar um serviço de compartilhamento de fotos via iPhone. Agora, a novidade é que a rede social está trabalhando em um site móvel que traz várias funcionalidades. O projeto seria direcionado para usuários do iOS, que não têm acesso a aplicações construídas em Flash.

De acordo com o Tech Crunch, o projeto, chamado de Esparta, vai contemplar uma plataforma baseada inteiramente em HTML 5 e tem como objetivo atingir mais de 100 milhões de usuários que têm dispositivos com iOS. O site móvel deverá funcionar, primeiramente, em iPhones e iPads.

A escolha pelo desenvolvimento em HTML5 seria uma maneira de “punir” a Apple pelas regras rígidas na distribuição de aplicativos na App Store. Ao desenvolver novas funcionalidades em um site móvel e não no aplicativo convencional – disponível na loja de aplicativos da Apple – a empresa de Steve Jobs não teria direito de interferir nas decisões da rede social.

Para quem não sabe, os aparelhos da Apple não rodam Flash porque, segundo Jobs, a tecnologia da Adobe gasta muita bateria e é mais focada em computadores, por isso não funcionariam bem no iPad ou iPhone. Além disso, o CEO acredita que todos os padrões para a Web devem ser abertos. Por isso que, em vez de usar o Flash, a Apple adotou HTML 5, CSS e JavaScript. O HTML 5, inclusive, é controlado por um comitê de padronização, do qual a Apple faz parte.

Até agora, acredita-se que existam 80 desenvolvedores trabalhando com o Facebook na plataforma, que vai trazer de games a notícias. A Zynga e o Huffington Post são alguns dos parceiros que devem participar do projeto. O Esparta deve ser lançado em algumas semanas e, de acordo com o site, também será disponibilizado, em um segundo momento, para dispositivos que rodem Android.

 

Fonte: Olhardigital