Famoso em sites como IndieGoGo e Kickstarter, o conceito de crowdfunding está chegando ao YouTube.
A maior página de vídeos online do mundo começou a testar oficialmente nesta semana o chamado “Fan Funding”, ou Financiamento pelos Fãs, recurso que irá permitir que os usuários enviem doações em dinheiro para os donos de canais da plataforma e, assim, ajudá-los a manter suas respectivas produções. As informações são do Digital Trends.
O crowdfunding é um termo internacional que ganhou força na internet nos últimos cinco anos. A ideia é que o criador de um determinado projeto consiga ajuda coletiva de outras pessoas através de doações na web, uma vez que muitos profissionais não têm o capital de grandes empresas. Pode ser desde um gadget até ao financiamento de shows, discos e outros produtos ou conceitos mirabolantes.
No caso do YouTube, os valores doados aos vloggers não são reembolsados pelo Google – em campanhas tradicionais de crowdfunding, os doadores geralmente ganham acesso antecipado ao projeto que ajudaram a financiar ou algum outro benefício.
“O Financiamento pelos fãs é uma nova forma de efetuar pagamentos voluntários de modo a apoiar os seus criadores favoritos do YouTube”, diz a empresa na página oficial de suporte do site.