O que não fazer em anúncios do Facebook

Quando pensamos em uma estratégia de marketing digital, os campos de abrangência e as plataformas de atuação são inúmeras, abordando deste planejamentos para campanhas de e-mail marketing, Google Adwords, marketing de conteúdo, desenvolvimento e gestão de blogs, SEO, SEM, sites de e-commerce, ações de social media marketing e social media optimization.

O trabalho de um bom estrategista de marketing digital é avaliar esse amplo leque de opções e extrair dele qual será a melhor ferramenta para a concretização de seus objetivos no marketing online.

Desde que a estratégia digital começou a trabalhar o marketing digital de seus clientes nas redes sociais, uma das ferramentas que sempre nos demonstrou grandes possibilidades de segmentação, alcance e altas taxas de conversão foi a plataforma de publicidade do Facebook, o Facebook Ads.

Por mais simples que possa parecer, fazer uma campanha de Facebook Ads bem sucedida não é tão fácil assim. A facilidade de sua execução é contornada pela complexidade de sua gestão e acompanhamento, e sempre vemos algumas campanhas de Facebook Ads muito mal feitas, sem qualquer nexo ou objetivo, que acabam meramente gastando a verba inserida.

Listamos abaixo os 10 maiores erros em uma campanha de Facebook Ads. Leiam atentamente e vejam o que NÃO fazer em uma estratégia de Facebook Marketing:

Não destacar o diferencial e os pontos fortes do seu produto ou serviço

Apenas anunciar seu produto ou serviço não é suficiente, é preciso utilizar o anúncio do Facebook Ads para transmitir algo de novo e intrigante, com o objetivo de chamar a atenção do internauta. Muitas campanhas pecam por abusarem de clichês de Marketing e se esquecem de dar o devido destaque para algum produto ou serviço.

#Dica:

Se seu diferencial é o preço, deixe-o em destaque no texto do anúncio.

Escolha de imagem-chave errada

Toda imagem para campanhas de Facebook Ads é exibida no formato de 100px por 72px. Pensando dessa forma, talvez uma incrível fotografia, com uma super-resolução, não fique tão interessante assim.

Se por acaso sua marca (ou o produto que você estiver anunciando) permitir, use cores chamativas (sem faltar com o bom senso), ilustrações, e imagens que realmente despertem a curiosidade do usuário em clicar no anúncio. Pense que muitas vezes ele não vai nem ler a mensagem que você escreveu, então a imagem tem que traduzir boa parte do conceito da sua campanha de Facebook Ads.

Falta de análise e estudo da concorrência

A simples navegação em redes sociais já é um caminho para a análise de como seus concorrentes estão fazendo suas inserções publicitárias no Facebook, seja em postagens ou em Facebook Ads. Estude com atenção quais são os textos e as imagens dos anúncios que seu concorrente faz.

Mas não somente isso. Curta as Fanpages de seus concorrentes para ser impactado pelos anúncios deles e procure retirar o máximo de prendizado com cada um.

Definição incorreta de Target

Conhecer o seu público-alvo é primordial para se começar qualquer campanha de Marketing, seja ela uma campanha de Marketing Digital ou não. Entenda quais são os hábitos de consumo, os gostos, a localização geográfica, a faixa etária e o nível de escolaridade de seus consumifores.

Nunca crie nenhuma peça ou anúncio no Facebook Ads sem conhecer essas informações! Essa parte de pesquisa pode ser demorada, e às vezes requer uma pesquisa manual de perfil por perfil de seus fãs no Facebook, mas tenha certeza de que esse esforço será um fator determinante para o sucesso de sua campanha de Facebook Ads.

Erro na escolha de qual promoção será trabalhada

Estude sempre em que formato será exibido o seu anúncio para verificar se a imagem ficará adequada, se a quantidade de caractéres do texto não aparecerá cortada e se seu anúncio está impactante. Se você escreveu um post com muito texto e deseja promovê-lo, vale mais a pena promovê-lo por CPM otimizado (aquele que aparece na TimeLine das pessoas) do que criar um anúncio de publicação de página (que aparece na sidebar esquerda da tela).

Não renovar o conteúdo dos anúncios

O fato é que qualquer anúncio, por mais genial e bem estruturado que possa ser, acaba se tornando desgastante e enjoativo após muito tempo de exibição. Portanto, para campanhas com maior duração, vale mais a pena colocar no ar duas variações de anúncios por vez e subistitui-los frequentemente do que subir dezenas de versões de anúncios direcionados para a mesma segmentação de uma só vez.

A não renovação dos anúncios pode fazer com que uma alta taxa de cliques no início da campanha caia ao final dela.

Não pensar na mensagem ideal

Como os caractéres para um anúncio no Facebook Ads é limitado, sua mensagem tem que ser curta e sucinta. Ela precisa apresentar para o internauta, dentre muitos argumentos, o argumento certeiro que o fará clicar no anúncio e, se tudo der certo, gerar uma conversão.

#Dica:

NÃO CRIE ANÚNCIOS COM TEXTOS EM CAPS LOCK. DESNECESSÁRIO!

Segmentação do público incorreta

Criar anúncios temáticos com segmentações específicas pode parecer uma boa estratégia para conquistar fãs que curtam determinados tipos de assuntos, mas essa segmentação precisa ser feita com extremo cuidado e cautela!

É preciso muita atenção na hora de preencher o campo de interesses na plataforma do Facebook Ads, pois se você exagerar, poderá queimar sua verba, anunciando para publicos que não tem o menor interesse no seu anúncio, além de conquistar haters para sua marca.

Não direcionar o link de seu anúncio para uma Landing Page

Um clique que leva o internauta simplesmente para a home de um site ou para uma Timeline de uma Fan Page pode se tornar um clique único, que não será repetido por usuários desinteressados em conhecer o conteúdo de seu site ou Fanpage.

É preciso direcionar o usuário até a página que antecede a conversão, e para isso, uma ótima estratégia é usar uma ótima Landing Page.

#Dica:

Utilize na Landing Page a mesma chamada comercial e a mesma imagem que usadas no seu anúncio do Facebook Ads. Dessa forma, o usuário não corre o risco de se sentir perdido ao ser direcionado para a sua página.

Falta de metas de conversão e orçamento

Para saber se uma campanha de Facebook Ads está indo bem é necessário estabelecer metas de conversão baseadas em um objetivo. Organize-se, monte uma planilha, faça um planejamento, e só depois vá para a execução.

Conclusão

Criar uma campanha de Marketing Digital patrocinado no Facebook Ads é operacionalmente fácil, mas como dissemos no começo do post, sua facilidade de execução é contornada pela complexidade de sua execução.

Uma boa campanha leva tempo para ser feita, portanto não se preocupe em fazer tudo em apenas um dia. Junte uma equipe e trabalhem o tempo que for necessário, visando o alcance de resultados.

E não se esqueçam de sempre consultar esse post para lembrarem do que NÃO fazer em campanhas de Facebook Ads.

Com informações do Blog do E-commerce.

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