Início » Marketing » 5 motivos por que o marketing digital é ideal para pequenas e médias empresas

5 motivos por que o marketing digital é ideal para pequenas e médias empresas

Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Boas ideias muitas vezes morrem por falhas na execução. Um dos desafios mais comuns durante a etapa de go-to-market é a definição de estratégias de comunicação, que tragam resultados, mas ao mesmo tempo caibam no orçamento de uma pequena ou média empresa (PME).

A internet é uma bonita história de empreendedorismo, não somente porque criou grandes corporações do zero, como Google e Facebook, mas porque dá a oportunidade para pequenos empresários venderem seu peixe de forma mais racional e acessível. Entenda os cinco motivos que explicam porque o marketing digital é a ferramenta mais indicada de divulgação para PMEs:

1. Baixo ticket de entrada: diferentemente da mídia impressa, cujo custo de anúncio inicia-se com três dígitos, a mídia digital permite investimentos a partir de poucos reais. Links patrocinados são os melhores exemplos. Lances para a maior parte das palavras-chave custam entre R$ 1 e 2.

2. Calcular o ROI é fácil: as plataformas de publicidade online informam automaticamente quantos clicks consumiram seu orçamento, qual a taxa de conversão em vendas e, portanto, qual o retorno sobre o investimento (ROI).

3. Anuncie para quem interessa: se você é o dono de restaurante e tem interesse em divulgar o seu negócio para os moradores de uma determinada cidade ou região, as campanhas digitais podem ser segmentadas por geografia. Se atender apenas no horário do almoço e durante a semana, terá a opção de divulgar anúncios em períodos pré-estabelecidos. Quanto mais segmentar a sua campanha, mais terá certeza de que não estará gastando seu precioso orçamento com clientes de reduzido potencial de conversão.

4. Faça você mesmo: não são necessários intermediários para acessar as plataformas de marketing digital. Equipes internas podem aprender, através de e-learnings gratuitos, como iniciar campanhas para geração de leads ou dicas básicas de otimização de sites. Se mesmo assim, existir necessidade pela contratação de terceiros, a maior parte das agências digitais tem pacotes para atender negócios iniciantes.

5. Pequenos disputam com grandes: não importa quantas lojas seu concorrente tem. Na internet, existe maior igualdade de competição. Um site bem bolado e avaliações de compradores passam credibilidade para converter oportunidades em receita. As histórias de sucesso mais recentes no varejo brasileiro são da Netshoes, Dafiti e Sacks, sites de e-commerce que souberam surfar a onda do marketing digital.

Por Michel Bekhor, sócio-fundador da press works. Trabalhou em empresas como SAP, Oliver Wyman e A.T. Kearney. Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em marketing pela University of New South Wales.

Via: Blog Midia8

PUBLICIDADE

Compartilhe...

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Afraneo Galan

Afraneo Galan

Fundador da Lemonblue, atua com internet e marketing digital há mais de 15 anos. Formado em Comunicação Digital, já trabalhou com grandes clientes e portais de conteúdo como G1, Globo.com, Claro, MTV e Oi FM.
PUBLICIDADE

Buscar notícia

PUBLICIDADE